Ainda preocupados com o coronavírus?

A primeira palavra que me ocorre é vulnerabilidade. Se houve algo que aprendemos com esta pandemia mundial é que, independentemente de tudo, somos e estamos vulneráveis. A realidade é que esta nossa fragilidade não é apenas de agora.


Nas últimas décadas, por todo o mundo, a nossa vulnerabilidade tem vindo a aumentar. Os nossos gestos e decisões diárias, como a aceitação da “fast food”, um estilo de vida sedentário, os produtos químicos e a nossa pegada de carbono, o nosso consumismo, estão a tornar-nos uma população não só vulnerável, mas também uma sociedade frágil. E muito.


Temos estado trancados nas nossas casas, pois procuramos a proteção, mas também somos mais suscetíveis a este vírus do qual ainda sabemos tão pouco. Mas apesar do distanciamento social, talvez pela primeira vez não olhámos apenas para o nosso umbigo, mas para um mundo que, se assim o desejar, pode mudar para melhor nos tempos que aí vêm.

O que devemos fazer a partir de agora?

Muita coisa vai mudar e ninguém sabe o que poderá vir a acontecer, mas não devemos deixar as nossas vidas perdidas. Pelo contrário, é o momento de implementar novos comportamentos e hábitos. O momento é agora.


Se há coisa que esta pandemia nos ensinou é que devemos ter medidas sérias que não nos façam desperdiçar este momento. Não devemos deixar que uma economia fragilizada, um sistema de saúde despedaçado, de cansaço e exaustão, e as vidas perdidas, tenha tudo sido em vão. Estas fragilidades e novos desafios vão exigir pensamentos diferentes, vozes, ideias e soluções inovadoras.


Ler mais.

  • Dra Andreia de Almeida - LinkedIn
  • Dra Andreia de Almeida - Facebook
  • Dra Andreia de Almeida - Instagram
  • Dra Andreia de Almeida - YouTube
DRA. ANDREIA DE ALMEIDA
CONSULTÓRIO DE MEDICINA AVANÇADA PERSONALIZADA
Medicina Lifestyle, Funcional & Anti-Aging

Avenida da Liberdade n.º108 - 6º Piso

1250-145 Lisboa, Portugal.

(+351) 915 844 482

SITE OFICIAL DRA. ANDREIA DE ALMEIDA © 2017-2020