Felicidade por um fio – diga adeus à queda de cabelo

Uma queixa, cada vez mais comum, que ouvimos hoje em dia é as mulheres sofrerem de queda de cabelo. Não é um problema que afete apenas homens ou mulheres na menopausa. Na realidade, desequilíbrios hormonais podem ser a verdadeira causa.


O que observamos nos dias de hoje são jovens, mulheres de 20 e 30 anos com queda de cabelo. E existem muitas. Uma em cada seis mulheres sofre de queda de cabelo; algumas em pequenas quantidades, enquanto outras têm autênticas peladas que afetam a auto-estima e a sua imagem feminina. A queda de cabelo prematura é mais comum do que realmente pensamos, mas existem várias etapas que podemos avaliar para controlar este problema.


# O stress e as nossas hormonas

O stress e a pressão dos excessos de uma vida no século XXI são dos principais culpados, já que vão afetar algumas das principais glândulas endócrinas reguladoras. As glândulas supra-renais, a hipófise e a tiróide, responsáveis pela produção de hormonas como o cortisol, a DHEA, a adrenalina e as hormonas da tiróide, podem estar muitas vezes completamente disfuncionais.

A queda de cabelo também pode estar associada a altos níveis de androgénios (a testosterona, por exemplo), como também a baixos níveis de ferro, vitamina B12 ou resistência à insulina. Mas entre as causas mais comuns de uma queda de cabelo rápida pode estar um problema de tiróide, muitas vezes diagnosticado pela primeira vez num salão de cabeleireiro. Para além da queda, o cabelo pode ficar grosso, seco e facilmente emaranhado.


Outra hormona que também afeta o crescimento e o ciclo do cabelo é a insulina, responsável pela regulação dos níveis de açúcar no sangue. Metade das mulheres com queda de cabelo tem uma constelação de sinais e sintomas relacionados com a resistência à insulina, anormalidades do açúcar no sangue, pressão alta e colesterol elevado.

Ocasionalmente, a perda de cabelo está ligada ao trauma físico e emocional e, provavelmente, à desregulação do cortisol — também conhecido como hormona do stress. Ainda mais raro, outros problemas de saúde subjacentes, como a auto-imunidade, podem estar na raiz do problema.


#O que diz o nosso cabelo
Ler mais.
  • Dra Andreia de Almeida - LinkedIn
  • Dra Andreia de Almeida - Facebook
  • Dra Andreia de Almeida - Instagram
  • Dra Andreia de Almeida - YouTube
DRA. ANDREIA DE ALMEIDA
CONSULTÓRIO DE MEDICINA AVANÇADA PERSONALIZADA
Medicina Lifestyle, Funcional & Anti-Aging

Avenida da Liberdade n.º108 - 6º Piso

1250-145 Lisboa, Portugal.

(+351) 915 844 482

SITE OFICIAL DRA. ANDREIA DE ALMEIDA © 2017-2020