Insónia: como recuperar os Zzzzzzzzssss

O facto de não dormires bem pode ser um sensor, um “barómetro corporal”, desencadeado por stress ou um sinal que “algo não está certo”.


Todos já sentimos o impacto que uma má noite de sono tem no mundo ao nosso redor. Tudo parece começar a desmoronar-se. Irritabilidade e cansaço começam a afectar a nossa vida profissional e familiar. Todos sofrem.

Apesar de muitos sintomas serem evidências que algo está em desequilíbrio, devendo ser levados a sério pois podem anunciar doenças, eles também podem ser a maneira como o nosso corpo tenta transmitir informações importantes sobre o que está a acontecer no nosso mundo interior.  O que está em equilíbrio e o que não nos está a fazer bem.


#Os nossos corpos não mentem!

Os nossos corpos falam connosco o tempo todo, fornecendo feedback quase instantâneo sobre o nosso ambiente, o nosso equilíbrio e o nosso lugar no mundo. O facto de não dormires bem pode ser um sensor, um “barómetro corporal”, desencadeado por stress ou um sinal que “algo não está certo”.

Muitas vezes não ouvimos estas mensagens ou aprendemos a ignorá-las nas nossas vidas super ocupadas.

Por outro lado, quando nos sentimos bem e quando estamos em harmonia com as nossas vidas, experimentamos uma sensação de tranquilidade interior e bem-estar.

A partir de uma visão da Medicina Funcional, é importante compreender que uma deficiência simples de magnésio, vitamina B6 ou desequilíbrio da melatonina podem contribuir para a insónia. Sim! Uma deficiência comum de vitamina B6 pode manter-te acordada toda a noite, já que é uma vitamina fundamental na fisiologia do triptofano, um dos percursores da serotonina (o percursor da melatonina).


Tudo se resume a encontrar a causa do desequilíbrio. Quando percebemos os mapas da bioquímica nutricional, pequenos ajustes fazem milagres.

Ler mais.

  • Dra Andreia de Almeida - LinkedIn
  • Dra Andreia de Almeida - Facebook
  • Dra Andreia de Almeida - Instagram
  • Dra Andreia de Almeida - YouTube
DRA. ANDREIA DE ALMEIDA
CONSULTÓRIO DE MEDICINA AVANÇADA PERSONALIZADA
Medicina Lifestyle, Funcional & Anti-Aging

Edifício Plaza, R. Xavier de Araújo A/B Bloco 6,

1600-226 Lisboa, Portugal.

(+351) 915 844 482

SITE OFICIAL DRA. ANDREIA DE ALMEIDA © 2017-2020