Psicobióticos: a ligação entre o intestino e o humor

E se te disser que o teu humor está relacionado com a saúde do intestino? Será que a ansiedade ou estados de tristeza podem estar relacionados com desequilíbrios no intestino?


A relação entre as bactérias intestinais e o humor já foi bem demonstrada em animais e, mais recentemente, em humanos. Essas bactérias podem ser designadas pela Medicina Funcional de psicobióticos. Por diferentes mecanismos, o microbioma intestinal (complexo sistema de espécies de microrganismos que vivem no trato digestivo) pode comunicar-se com o cérebro e quando em desequilíbrio podes ficar ansiosa ou triste. É o que chamamos de disbiose, e se o intestino não for reequilibrado, há uma probabilidade de desenvolver uma inflamação crónica e, a longo prazo, a possibilidade de alterações do estado de humor, como a depressão.


Quando começamos a questionar como funciona a relação entre o intestino e quadros de melancolia, depressão ou ansiedade, vários são os estudos que demonstram os impactos da inflamação intestinal na saúde cerebral. A relação entre as bactérias que colonizam o nosso intestino, a produção de neurotransmissores (os mensageiros das nossas emoções) e o papel das fibras dos alimentos que consumimos permitem direcionar um plano de tratamento funcional.


Ler mais

  • Dra Andreia de Almeida - LinkedIn
  • Dra Andreia de Almeida - Facebook
  • Dra Andreia de Almeida - Instagram
  • Dra Andreia de Almeida - YouTube
DRA. ANDREIA DE ALMEIDA
CONSULTÓRIO DE MEDICINA AVANÇADA PERSONALIZADA
Medicina Lifestyle, Funcional & Anti-Aging

Edifício Plaza, R. Xavier de Araújo A/B Bloco 6,

1600-226 Lisboa, Portugal.

(+351) 915 844 482

SITE OFICIAL DRA. ANDREIA DE ALMEIDA © 2017-2020