Saúde para ELES! A todos os homens importantes da nossa vida

Estudos vários mostram que o declínio dos níveis de testosterona em homens leva ao ganho de peso, depressão, declínio cognitivo, redução da líbido e da massa muscular, bem como doenças fatais (diabetes e cardíacas). Neste mês de Março, dedico este artigo a todos os homens: pais, namorados, maridos, irmãos, filhos, amigos... o que seria a nossa vida sem vocês?



Homens e mulheres são afetados por desequilíbrios hormonais e essas alterações podem ocorrer em qualquer idade, embora sejam especialmente comuns em pessoas com 40 anos ou mais.


Muitos homens sofrem desnecessariamente de desequilíbrios hormonais, porque muitas vezes estes não são reconhecidos. Ou porque os homens não falam sobre isso, especialmente no que se refere a qualquer declínio percebido na função sexual, ou porque muitas vezes os aceitam como “normal” da idade e do processo de envelhecimento. Por vezes, mudanças como a diminuição do prazer de viver, o declínio do impulso competitivo ou a diminuição do entusiasmo, são todos eles sintomas de desequilíbrio hormonal nos homens.


O equilíbrio hormonal para a juventude

Muitos homens desconhecem a importância de manter um sistema hormonal saudável. Muita ênfase é dada às hormonas femininas, no entanto, tanto homens como mulheres podem ter desequilíbrios hormonais. Obter uma compreensão clara da saúde hormonal é a chave para manter a saúde e a longevidade por muitos anos.

Ao longo da vida de um homem, a testosterona, uma hormona masculina, ajuda a manter os músculos e também a massa óssea, a produção de espermatozóides e o desejo sexual. Muitos homens sofrem silenciosamente com esses desequilíbrios hormonais e não procuram ajuda, por medo ou vergonha de serem julgados, ou por acharem que são menos homens em decorrência dos desequilíbrios apresentados. Esses desequilíbrios na saúde podem impactar negativamente a qualidade de vida, incluindo casamentos, níveis de energia, bem como a performance no trabalho.


Uma avaliação hormonal pode ser fundamental para determinar como o corpo e a saúde masculina estão. Importantes preocupações com a saúde hormonal para os homens incluem:

  • Preocupações com a próstata, incluindo aumento da próstata e cancro de próstata.

  • Hipogonadismo masculino (diminuição da função dos órgãos sexuais masculinos).

  • Diminuição ou efeitos da baixa testosterona, e níveis sanguíneos de testosterona consistentemente mais baixos.