Envelhecimento – as perguntas que as mulheres fazem

Já acordaram, olharam-se ao espelho e sentiram-se como se tivessem envelhecido anos, praticamente da noite para o dia? Claro que já. Mas antes de entrarem em pânico com os sinais de envelhecimento, respirem fundo.


Vermos as mudanças que o tempo traz à pele e ao nosso corpo é natural, inevitável, mas lindo. É um marco da forma como vivemos a nossa vida. Uma espécie de diário onde estão registadas todas as opções que fomos tomando ao longo dos anos vividos. A verdade é que ninguém quer envelhecer, mas faz parte da nossa história.

Os sinais mais repentinos (ou, pelo menos, o que percebemos como repentinos) de envelhecimento costumam ser perturbadores e, na verdade, não envelhecemos todos da mesma maneira ou ao mesmo ritmo. Enquanto médica especialista em Medicina Funcional e Anti-Aging, diariamente as minhas pacientes colocam-me várias perguntas sobre o porquê do envelhecimento.


A verdade é que o processo de envelhecimento começa a desenvolver-se com o declínio das nossas hormonas. Os sintomas e sinais de envelhecimento da pele, cabelo, oscilações de peso, alterações do sono, perda de líbido, entre outros, são fruto das oscilações de várias hormonas, mas que podem ser facilmente otimizadas com alguns ajustes no estilo de vida, com suplementação e modulação hormonal.

Aqui deixo algumas das perguntas frequentes que muitas mulheres fazem em consulta e quais são os principais "culpados":


Por que fica a pele com rugas e flacidez?

Com o passar do tempo, as rugas parecem mais pronunciadas, por causa de um efeito contínuo de diminuição de estrogénio e menor produção de colagénio. A perda de colagénio torna a pele opaca e desgastada. Mesmo assim, com a modulação dos níveis de estrogénio e com mudanças de estilo de vida direcionadas (por exemplo, beber um café com colagénio), pode retardar essa perda.


Uma tiróide lenta também pode contribuir para o excesso de rugas. Vários micronutrientes (como o selénio, o magnésio, o zinco e o iodo) de que o nosso corpo necessita em pequenas quantidades para uma função fisiológica ideal, podem alterar o equilíbrio da tiróide. É boa ideia verificar com o seu médico para avaliar se tem alguma deficiência que possa estar a acelerar o envelhecimento ou a desequilibrar as suas hormonas.

Outros factores que devem ser controlados para diminuir o envelhecimento da pele:

  • O stress. Sabemos que pode causar envelhecimento precoce e agudização de doenças de pele, como a acne ou a rosácea. Pesquisas mostram que o stress prolongado e intenso causa perda significativa de água transepidérmica, o que resultará em pele seca, enrugada e mais desgastada.