Está na hora de remover os avisos de alerta dos produtos de terapia de modulação hormonal
- Dra Andreia de Almeida
- 11 de ago.
- 1 min de leitura
Um painel da FDA recomendou de forma enfática que a agência revertesse a sua controversa decisão de 2003 de classificar a terapia de modulação hormonal como potencialmente prejudicial para a saúde.
Durante mais de 20 anos, muitas mulheres foram afastadas deste tipo de terapias hormonais devido a um aviso em destaque nas embalagens, associando-a ao risco de cancro da mama, acidente vascular cerebral e coágulos sanguíneos.
Tudo começou após o estudo Women’s Health Initiative (WHI), publicado em 2003, que foi amplamente divulgado, mas, como sabemos hoje, muitas vezes mal interpretado.
Os resultados do estudo foram aplicados de forma demasiado genérica, sem considerar o tipo de hormonas, a dose ou o momento do tratamento — e, como consequência, inúmeras mulheres ficaram privadas de uma terapia que poderia ter transformado a sua qualidade de vida.

No seu mais recente artigo, o Dr. Peter Attia — uma referência mundial na medicina da longevidade — explica porque é que chegou a hora de a FDA remover este aviso.
A ciência atual conta-nos uma história muito diferente: quando prescrita de forma criteriosa, a TRH não só é segura para a maioria das mulheres, como também pode proteger a saúde cardiovascular, preservar a densidade óssea, apoiar a função cognitiva e melhorar o bem-estar geral.
Eliminar o medo e a confusão é um passo essencial para dar às mulheres a confiança e a clareza que merecem ao tomar decisões sobre a sua saúde na meia-idade e além.
Leia o artigo completo aqui.
Comentários