Jejum intermitente – derreter os quilos do confinamento

O jejum é uma prática espiritual milenar, mas hoje sabemos que tem mesmo benefícios transformadores para a nossa saúde. Querem entender a ciência complexa, mas acessível a muitas pessoas, por trás do jejum? Para além da facilidade na perda de peso, quais os benefícios para um envelhecimento saudável? Este artigo é para vocês.



Os benefícios do jejum entraram agora no interesse público, o que significa que muito dos praticantes e defensores médicos estão a ser questionados sobre como o fazer em segurança, eficácia, e com a melhor integração na nossa vida diária.


É talvez das intervenções dietéticas mais antigas e poderosas que se possa imaginar. No entanto, de alguma forma, perdemos o seu poder e negligenciámos o seu potencial terapêutico.

Aprender a jejuar corretamente dá-nos a opção de o usar... ou não.


Jejum intermitente: o que é?

É uma estratégia alimentar com restrição de tempo (exemplo: jejum de 16 horas e alimentação numa janela de 8 horas), ou uma alteração no padrão de restrição energética (restrição energética intermitente). Ganhou popularidade nos últimos anos e mostra-se promissor como um possível novo paradigma na abordagem da perda de peso e na redução da inflamação (responsável por muitas doenças e envelhecimento celular), e tem muitos potenciais benefícios de saúde a longo prazo.


Novos estudos são diariamente publicados sobre os benefícios de se comer num período de 6 horas e jejuar por 18 (uma das possibilidades). Estas janelas alimentares podem desencadear uma mudança metabólica da fonte de energia baseada em glicose (açúcar) para uma fonte energética baseada em cetonas, com aumento da resistência ao stress, aumento da longevidade e diminuição da incidência de doenças, como o cancro e a obesidade.


Jejum intermitente não é fome!

Não, o jejum é muito diferente da fome. Tem duas grandes diferenças: o controlo e a escolha.

A fome é a ausência involuntária de comida por muito tempo, podendo levar a grande sofrimento e até a morte. Não é uma opção controlada.