top of page

Desafiar a menopausa – como evitar o ganho de peso?

Se tem notado um aumento de peso durante a menopausa, saiba que não está sozinha. Algumas mulheres percebem mudanças no peso durante a perimenopausa, a transição para a menopausa, que geralmente começa por volta dos 40 anos. Mas muitas ganham peso durante ou após a menopausa - é um duplo golpe “menopáusico”.



Mudanças na forma do corpo são bastante comuns nesta fase da vida e são geralmente resultado de flutuações hormonais e da forma como o corpo metaboliza gorduras e açúcares. Mas há outros fatores em jogo também.


A menopausa é uma transição natural e saudável. Ela ocorre quando uma mulher não tem um período menstrual por 12 meses consecutivos.


Por que ocorre o aumento de peso durante a menopausa?

Para gerir eficazmente estes sintomas da menopausa, e entender por que é tão mais fácil ganhar peso durante esta fase da vida, é essencial compreender as razões pelas quais as mulheres são mais propensas a ganhar peso durante a menopausa.


#Declínio nos níveis de estrogénio

As mudanças hormonais são uma das razões pelas quais pode ganhar peso durante a perimenopausa e diretamente durante a menopausa. Durante esta fase, os ovários gradualmente diminuem a produção de estrogénio e os níveis começam a declinar. Como o estrogénio desempenha um papel no armazenamento da gordura, a diminuição dos níveis de estrogénio está associada a um aumento de gordura abdominal, também conhecida como "barriga".


#O seu metabolismo fica mais lento

Níveis reduzidos de estrogénio também podem reduzir a sua taxa metabólica, ou seja, a taxa na qual o corpo converte energia armazenada em energia de trabalho. Esse processo normalmente resulta em menor utilização das calorias, levando ao aumento do peso corporal.


#Diminuição da massa muscular

À medida que envelhecemos, a nossa massa muscular diminui, o que pode reduzir a taxa na qual o corpo queima calorias. Essas mudanças podem contribuir para alterações na composição corporal e distribuição de gordura, aumentando a aparência de algum ganho de peso.


Soluções para prevenir o aumento de peso

Embora tentar perder peso possa parecer uma batalha difícil, a boa notícia é que existem ajustes simples que pode fazer para ajudar a minimizar os efeitos da menopausa.


  1. Opte por alimentos à base de plantas

Seguir uma dieta focada em alimentos integrais mostra resultados promissores para a perda de peso. A chave para evitar o ganho de peso durante a menopausa é seguir uma dieta com baixo teor de alimentos processados e rica em alimentos integrais, como frutas, legumes, sementes, nozes e grãos integrais.

É hora de abandonar essas dietas da moda, que se concentram em ganhos temporários e, em vez disso, abraçar alimentos frescos, à base de plantas, para apoiar o seu peso e saúde durante a menopausa e além. Se necessário, procure apoio numa nutricionista.


  1. Aumente a ingestão de fibras

Consumir alimentos integrais naturalmente irá ajudar a aumentar a fibra na sua dieta. Isso é muito importante, porque obter fibra suficiente na dieta ajuda na digestão, aumenta a sensibilidade à insulina, reduz o apetite e promove a perda de peso.

Mas uma forma fácil e eficaz para aumentar facilmente a sua ingestão de fibras é incluir casca de psílio (“psylium husk”) que pode comprar em qualquer loja de suplementos naturais. 


  1. Modulação com Hormonas Bioidênticas

O equilíbrio hormonal é tão essencial quanto a saúde intestinal, uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável, para a perda de peso após a menopausa.

Como já pode ter percebido, a maioria das causas subjacentes ao aumento de peso e à dificuldade em perdê-lo após a menopausa, está relacionada com flutuações e desequilíbrios hormonais. Por esse motivo, a terapia de reposição hormonal bioidêntica é essencial para melhorar a sua saúde e apoiar a perda de peso.


Assim, a modulação hormonal inclui o uso de hormonas (bioquimicamente idênticas às produzidas naturalmente pelo nosso corpo) para tratar quaisquer desequilíbrios hormonais que estejam a decorrer pelo processo natural do envelhecimento.


Embora a modulação hormonal bioidêntica, por si só, possa não ser uma solução garantida para a perda de peso, como componente de uma abordagem abrangente e funcional, ela pode ajudar indiretamente a apoiar o controlo de peso durante e após a menopausa, melhorando os padrões do sono e energia, regulando o apetite e compulsões alimentares, preservando a massa muscular e ajudando a reduzir os sintomas da menopausa.


A menopausa é uma parte natural da vida de uma mulher. Por mais desagradáveis que sejam os sintomas, não precisa conviver com eles. Mudar a sua dieta e estilo de vida pode quebrar a conexão entre o ganho de peso e menopausa. Mas se necessitar de obter apoio adicional, procure uma consulta especializada de Medicina Anti-Aging e modulação hormonal.


Commentaires


bottom of page