O MEU TESTEMUNHO PROLON – Dia #3

Hoje vou fazer um post curto por dois motivos:

1. É o 3º dia Prolon que é quando nos sentimos irritadiços e com menos paciência

2. Acaba por ser muito semelhante ao dia anterior, mas com menos opções incluídas em cada refeição.


A partir do 3º dia, o nosso corpo começa realmente a entrar num processo de cetogénese e a assumir os efeitos celulares do jejum intermitente na queima de gordura pela restrição que temos estados sujeitos nos últimos dias.

Para quem não conhece a dieta cetogénica (ou dieta Keto) é praticada há mais de nove décadas (desde a década de 1920) e baseia-se numa sólida compreensão da fisiologia e da ciência da nutrição.

A dieta cetogénica induz o processo de cetogénese e funciona para uma alta percentagem de pessoas porque tem como alvo várias causas básicas subjacentes ao ganho de peso. Um dos seus grandes objetivos é corrigir desequilíbrios hormonais, especialmente resistência à insulina e altos níveis de açúcar no sangue (hiperglicemia).

Entre outros benefícios:

- perda de peso e de gordura corporal.


- reduz o risco de Diabetes Tipo 2.


- reduz o risco de doença cardiovascular.


- reduz o risco de doenças neurodegenerativas, neurológicas e envelhecimento cerebral (

incluindo epilepsia, sintomas de Alzheimer, depressão maníaca e ansiedade).


- aumenta a longevidade com qualidade de vida (um estudo na revista Lancet demonstrou evidências de que um regime com baixo teor de hidratos de carbon (low carb) e alto teor de gordura (como é a dieta keto) ajuda-nos a viver mais, em comparação com uma dieta com baixo teor de gordura e rica em hidratos.

Como o nosso corpo entra em processo de cetogénese?

Quando colocamos o nosso corpo em cetose ele começa a queimar gordura corporal como combustível. Acontecem os seguintes mecanismos:

- O consumo de glicose de alimentos ricos em hidratos de carbono é reduzido (redução de grãos, cereais, vegetais ricos em amido, frutas etc).

- isso força o nosso corpo a encontrar uma fonte alternativa de combustível: gordura (pense em abacate, óleo de coco, salmão).

- Enquanto isso, na ausência de glicose, o corpo também começa a queimar gordura (visceral) e produz cetonas.

- Quando os níveis de cetonas no sangue aumentam até um certo ponto, o nosso corpo entra num estado de cetose.

Este estado de altos níveis de cetonas resulta numa perda de peso mais rápida e consistente até atingirmos um peso corporal saudável e estável.

Voltando ao pequeno-almoço:

Chá de limão e hortelã com uma barrinha L-Bar (confesso que já começo mesmo a ter saudades dos meus ovos mexidos matinais).

Almoço:

Uma boa surpresa. Hoje para acompanhar a sopa (de tomate), bastante cremosa e saborosa, tenho direito a umas bolachas crackers de kale. Como já tinha saudades de mastigar comida! Ufa... uma dieta liquida funciona durante alguns dias mas hoje já se começa a sentir saudades de comer “comida verdadeira”. Depois da refeição não nos podemos esquecer de tomar o suplemento multivitamínico NR-3 para assegurarmos que as nossas células recebem todos os nutrientes que precisam.

Lanche/Snack da tarde!

A meio da tarde começo realmente a sentir alguma “compulsão alimentar”. Ao fim da tarde fui desenhar uns projetos novos com uma amiga e ela a lanchar ao pé de mim. Senti-me como os cachorros. Começamos a salivar e o nosso cérebro começa a inventar desculpas para nos “auto-sabotarmos”. “Só uma cereja, só uma amêndoa, só uma trinca...” Dói! O lanche do 3º dia é nada mais nada menos do que... um chá de hortelã.... hummm... que bom... (not!). Senti ali um momento de alguma irritabilidade de não poder comer e devo ter bebido 3 baldes de chá para “enganar a fome”. E claro, com tanto chá o que acontece? Diurese que nunca mais acaba...(ainda bem que não acabaram com o stock de papel higiénico na pandemia... lol).

Confesso que estas horas foram as mais críticas.

Jantar:

Depois de passar a chá a tarde toda, decidi jantar mais cedo do que a minha hora habitual. Costumo jantar por volta das 21h e hoje decidi jantar as 19h. Preparei a sopa de Minestrone, bebi mais um chá de hibiscos e tomei a última cápsula NR-3 do dia.

E foi isto. Decidi deitar-me cedo para não ter que pensar em comida. E já que estamos a apostar na nossa longevidade vou fazer o meu “sono da beleza”.

Sobrevivi ao Dia 3 =). Até amanhã!

  • Dra Andreia de Almeida - LinkedIn
  • Dra Andreia de Almeida - Facebook
  • Dra Andreia de Almeida - Instagram
  • Dra Andreia de Almeida - YouTube
DRA. ANDREIA DE ALMEIDA
CONSULTÓRIO DE MEDICINA AVANÇADA PERSONALIZADA
Medicina Lifestyle, Funcional & Anti-Aging

Avenida da Liberdade n.º108 - 6º Piso

1250-145 Lisboa, Portugal.

(+351) 915 844 482

SITE OFICIAL DRA. ANDREIA DE ALMEIDA © 2017-2020