Verão, o melhor amigo para a fertilidade

O clima mais quente chegou e isso significa algumas coisas: dias mais longos, mais socialização, mais luz do sol, férias, fins-de-semana de praia e mais viagens. É tudo emocionante e energizante. E por que não aproveitar esta época do ano para equilibrares as tuas hormonas? 


Uma alimentação saudável pode parecer difícil, se não impossível, entre viagens, aeroportos e restaurantes. O exercício passa para segundo plano e a hidratação pode ficar esquecida... Todas essas mudanças são difíceis para as hormonas.


Então, talvez seja melhor mudar a estratégia e aproveitar as férias e o verão para pôr fim a muitos desequilíbrios hormonais que se foram instalando ao longo do ano de trabalho.

E se estás pronta para um bebé, estás com sorte: a melhor época do ano para melhorar a tua fertilidade é ... agora.


O verão é a estação ideal para melhorar a fertilidade e engravidar - e isso não é apenas um mito. A ciência tem demonstrado as verdadeiras razões.

O que torna o verão tão bom para fazer bebés?


Motivo n.º1: vitamina D

Primeiro, há mais oportunidades para o teu corpo produzir vitamina D naturalmente (graças a mais luz do sol), e a vitamina D é o nutriente essencial para a fertilidade.

Os tecidos reprodutivos em mulheres e homens têm receptores de vitamina D e enzimas metabolizadoras de vitamina D. Estudos em animais mostraram que, quando esses receptores apresentam défice de vitamina D, os animais experimentam desenvolvimento anormal dos testículos, ovários e útero.


Em mulheres com Síndrome do ovário Poliquístico, uma das principais causas de infertilidade, o aumento da vitamina D para níveis saudáveis ​​está associada a taxas de gravidez significativamente mais altas. Por sua vez, a pesquisa mostra que as mulheres submetidas a fertilização in vitro são "significativamente mais propensas" a engravidar com níveis mais altos de vitamina D.


Os mesmos pesquisadores são unânimes. Deve haver uma preocupação em corrigir a deficiência e manter o status ideal de vitamina D durante a pré concepção, a concepção e a gestação.

Assim, é recomendado 10 a 15 minutos de exposição ao sol (sem protetor solar) todos os dias durante o verão para aumentar e manter os níveis de vitamina D.  Mesmo assim, e por razões desconhecidas, muitas pessoas não conseguem produzir vitamina D suficiente no verão para apoiar a saúde e a fertilidade em geral. Por esse motivo, talvez seja importante avaliares os teus níveis de vitamina D e não te esqueças de ao longo do resto do ano estares 10 a 15 minutos por dia sob a luz do sol.

Ler mais.

  • Dra Andreia de Almeida - LinkedIn
  • Dra Andreia de Almeida - Facebook
  • Dra Andreia de Almeida - Instagram
  • Dra Andreia de Almeida - YouTube
DRA. ANDREIA DE ALMEIDA
CONSULTÓRIO DE MEDICINA AVANÇADA PERSONALIZADA
Medicina Lifestyle, Funcional & Anti-Aging

Avenida da Liberdade n.º108 - 6º Piso

1250-145 Lisboa, Portugal.

(+351) 915 844 482

SITE OFICIAL DRA. ANDREIA DE ALMEIDA © 2017-2020